Busca  
  Pré-História   
Ciências Humanas e suas Tecnologias.  

Os utensílios

Vênus de Willendorf.
Os instrumentos do paleolítico que se conservaram até a nossa época em geral eram feitos de osso ou de pedra, como o sílex. A técnica consistia em bater na pedra de maneira a lhe dar a forma adequada para cortar, raspar ou furar.

Espiritualidade

O homem se inclinava a divinizar as forças da natureza. O mundo espiritual era dominado por crenças sobre a existência de espíritos bons e maus, que precisavam ser conjurados por intermediários humanos: os feiticeiros. Acreditavam na vida depois da morte e enterravam seus mortos com roupas e joias, assim como armas e alimentos, para facilitar a grande viagem aos campos de caça eternos. Também adoravam deusas que representavam a fecundidade, já que uma das principais preocupações do homem primitivo era a conservação da espécie humana.

Utensílio de pedra do paleolítico.
Objetos e armas

Os primeiros utensílios foram os choppers, pedras que eram lascadas de um lado para se obter um fio cortante. Os instrumentos mais frequentes são os machados de mão, pontas de flecha, pequenas lanças, arpões, furadoras etc.

As roupas

As mulheres se encarregavam de confeccionar as vestimentas, que eram coloridas e tinham vários enfeites. Elas limpavam e curtiam as peles dos animais, até deixá-las bem macias. Para as partes grandes da roupa utilizavam a pele dos animais maiores, como a rena. As roupas das crianças eram feitas com peles nobres de raposa, castor ou lontra. Os fios de costura eram tendões, tripas secas ou tirinhas de couro. Também rebrilhavam as joias e os adornos, feitos de âmbar, marfim e conchas.

Nomadismo

Os homens do Paleolítico viviam de uma maneira muito primitiva, em grupos nômades. Isso significa que não tinham residência fixa; precisavam estar sempre percorrendo o território para encontrar alimentos. A luta pela vida era dramática, pois tinham de competir com as feras e sofrer as inclemências de um clima rigoroso.


Anterior Início Próxima