Busca  
  Sociedade   
Ciências Humanas e suas Tecnologias.  

A origem das cidades: a Mesopotâmia

Reconstrução do zigurate principal da cidade de Ur, na Mesopotâmia.
As primeiras cidades surgiram no Oriente Médio. Eram comunidades urbanas que cresceram e se transformaram em cidades-estado independentes.

Os primeiros núcleos urbanos. As primeiras cidades de que se tem notícia se localizavam no sul da Mesopotâmia – região da Ásia, situada atualmente entre o Irã e o Iraque – em 4000 a.C. Na época, a região – banhada pelos rios Tigre e Eufrates – tinha terras muito férteis que favoreciam a plantação de alimentos. Com os progressos na agricultura, a colheita de alimentos aumentou, gerando excedentes, que passaram a ser comercializados. Com isso, muitas pessoas deixaram de trabalhar nos campos e passaram a se dedicar a atividades como o comércio, o artesanato e a fabricação de roupas e calçados.

Você sabia?

As casas na Mesopotâmia ficavam distribuídas de maneira desordenada, sem ruas e sem planejamento urbano. 
As cidades-templo.
As cidades de Nínive, Ur, Mari e Babilônia eram as mais conhecidas da Mesopotâmia. Os templos, conhecidos como zigurates, eram o grande centro dessas cidades. Eles serviam como centros econômicos, políticos, religiosos e sociais. Os templos eram verdadeiros centros de poder, controlados pelos sacerdotes, dos quais dependia toda a sociedade.

Para saber mais na internet
A exploração do mundo antigo (em inglês)
Links para visitar o Antigo Egito e a Mesopotâmia.
As cidades-estado.
A população das cidades cresceu e as comunidades urbanas se transformaram em cidades-estado independentes. Elas se caracterizavam por ter um órgão central que governava a cidade. Os chefes de exército se tornaram reis para defender as fronteiras de suas cidades dos povos invasores. O rei passou também a acumular o poder do sacerdote. As lutas entre as cidades-estado cresceram e surgiram os primeiros impérios: o Sumério, o Acádio, o Assírio e o Babilônico. Eram verdadeiros Estados, com um poder central que se estendia sobre todo o território submetido. O palácio substituiu o templo como centro administrativo e de poder.

Veja também no Klickeducação
Mesopotâmia, a primeira grande civilização da história?
Saiba como tudo começou.


Anterior Início Próxima