Busca  
  Sociedade   
Ciências Humanas e suas Tecnologias.  

As cidades gregas e romanas

Reprodução
Acrópole de Atenas, na Grécia.
Gregos e romanos tinham grandes centros religiosos, comerciais e políticos em suas cidades.

A pólis grega. Na Grécia, surgiram as cidades-estado, conhecidas como pólis, há mais de 2.000 anos a.C. O centro religioso e político dessas cidades era a acrópole – antiga cidadela fortificada, situada na parte mais elevada da cidade. A acrópole tinha a função de proteger a cidade. A mais famosa foi a Acrópole de Atenas, dedicada à deusa Atena. Havia também a ágora – espaço público onde a comunidade se reunia. Para os gregos, a pólis significava a união de todos os cidadãos na manutenção dos espaços públicos. Mas nem todas as pessoas eram consideradas cidadãs. Apenas os proprietários de lotes agrícolas tinham esse direito. Os escravos, estrangeiros e mulheres eram excluídos.

Reprodução
Fórum romano.
A soberania. As pólis tinham plena soberania política e não dependiam de nenhum outro poder superior. As duas cidades gregas que mais se destacaram foram Esparta e Atenas. Esparta era o exemplo do ideal militar baseado na disciplina e na submissão do indivíduo ao Estado. Já Atenas se orientava para o individualismo, para a vida prática e para a filosofia. Desses ideais, nasceram a democracia, o comércio e a ciência, a arte e a literatura. Atenas conseguiu a hegemonia sobre o mundo grego. Porém, foi enfraquecendo com as lutas constantes entre as cidades, até que o reino da Macedônia conquistou as cidades gregas.

Roma. No século I a.C., Roma passou por uma enorme transformação, tornando-se uma cidade repleta de edifícios monumentais, casas comerciais e jardins. Construíram-se numerosas residências e locais de diversão – como o Coliseu – e foram feitas grandes melhorias no sistema de esgotos e nos aquedutos da cidade.

Vida política. O fórum romano era o centro da vida política, religiosa e comercial da cidade. Era uma grande praça retangular onde se situavam os edifícios públicos: os templos, a basílica e a cúria. No centro do fórum celebravam-se diversos atos públicos.


Anterior Início Próxima