Busca  
  Sociedade   
Ciências Humanas e suas Tecnologias.  

A Bíblia

A Bíblia - Antigo Testamento e Novo Testamento - é o livro sagrado dos cristãos. O livro sagrado dos judeus é a Torá ou Pentateuco. O livro sagrado dos muçulmanos é o Alcorão. A Bíblia judaica ou Antigo Testamento é uma coletânea de textos que narra a história do povo judeu. Os cristãos acrescentam à Bíblia o Novo Testamento, ou seja, vários livros que relatam a história de Jesus Cristo e dos apóstolos. Os judeus e os cristãos crêem que foi o próprio Deus quem inspirou os autores da Bíblia.

Para lembrar:

O Muro das Lamentações, em Israel, é a única parte que resta do antigo Templo de Jerusalém. Judeus de todo o mundo ali acorrem para rezar e, segundo o costume, deixar papéis com suas orações nas fendas do Muro.

Jesus de Nazaré

Os cristãos acreditam que Jesus de Nazaré (Jesus Cristo) é o Filho de Deus feito homem. Jesus, filho da Virgem Maria e José, era judeu. Alguns historiadores afirmam que viveu com os pais até os trinta anos de idade; depois dedicou-se a pregar por toda Palestina. Jesus dizia que era enviado de Deus e, para demonstrar, fazia milagres. Convidava as pessoas a segui-lo e a mudar de vida. Jesus foi crucificado pelos romanos, que dominavam a região.

Após a crucificação, Jesus Cristo foi depositado numa tumba, porém, segundo os cristãos, ressuscitou no terceiro dia. Nesse lugar onde permaneceu o corpo de Jesus foi construída a Basílica do Santo Sepulcro. Milhares de peregrinos cristãos acorrem todos os anos a Jerusalém para visitá-la.



Anterior Início Próxima