Busca  
  Sociedade   
Ciências Humanas e suas Tecnologias.  

Cão: o primeiro animal doméstico

Considerado o melhor amigo do homem, o cão foi o primeiro animal a ser domesticado. Esse processo deve ter sido iniciado entre 15 mil e 12 mil anos atrás. Todos os representantes das mais de 400 raças de cães existentes no mundo hoje, desde o pequenino Chihuahua até o enorme Dinamarquês, são descendentes do lobo.

Não se sabe exatamente como os primeiros lobos foram domesticados. Os historiadores acreditam que, no início, existia uma relação de convivência entre grupos de homens e grupos de lobos. Os homens deixavam restos dos animais que haviam caçado para os lobos comerem e estes, adquiriram o hábito de seguir os grupos humanos e de se manterem próximos aos seus acampamentos. Esses lobos logo passaram a desempenhar importante função: avisavam a presença de perigo, uivando e latindo.

Curiosidade!

Provavelmente um filhote de lobo órfão foi levado para o acampamento humano, simplesmente pela curiosidade que deveria despertar em adultos e, principalmente, nas crianças – mesmo hoje, quem não se deixa encantar à vista de um filhote de pastor-alemão brincando na vitrine de uma loja? Uma vez podendo mostrar suas qualidades de guarda, latindo na presença de perigo, o lobo amansado tornou-se parte da vida dos homens daquela época, iniciando o primeiro processo de domesticação animal.


Anterior Início Próxima