Busca  
  Sociedade   
Ciências Humanas e suas Tecnologias.  

Outros parceiros importantes

A domesticação do boi, da cabra e do carneiro ocorreu entre 9 e 8.000 anos atrás. Além de aproveitar sua carne e leite, o homem também usava (e continua usando) a sua pele ou lã e, no caso do boi, sua força como animal de carga. O porco, criado para aproveitamento da carne e pele, também foi domesticado nessa época. Entre outros animais utilizados no transporte de carga, estão o jumento, o camelo e o cavalo, de domesticação mais recente.
Ao cavalo, o homem dedicou atenção especial, visto que ele aliava a força do boi à velocidade dos cães, tornando-se o principal animal de montaria. Entre as aves, vale mencionar a galinha e o peru.

Fique ligado!

São tantos os benefícios que o homem obtém de seus animais domésticos, que não seria exagero imaginar que sem essas "parcerias" a civilização humana não teria prosperado tanto em tão pouco tempo.


Casos sem muito sucesso

No decorrer de sua história, o homem tem tentado domesticar vários animais, mas nem sempre com sucesso. Animais como a rena e o elefante puderam ser apenas semidomesticados. Com a rena, o processo de domesticação deve ter ocorrido há 10 mil anos. Com os elefantes, esse processo aconteceu bem depois: há cerca de 4.500 anos, no caso do elefante indiano, e há cerca de 2.300 anos, no caso do elefante africano. O elefante indiano foi sempre o mais utilizado dos dois, sendo a sua principal tarefa carregar cargas pesadas. O seu uso, nos dias de hoje, está em declínio.


Anterior Início Próxima