Busca  
  Sociedade   
Ciências Humanas e suas Tecnologias.  

Benefícios não imaginados

Muitos outros benefícios foram obtidos de alguns animais:
• Os cães, por exemplo, podem ser treinados para diversas funções, como guiar cegos pelas ruas da cidade, manter outros animais agrupados em rebanhos, proteger residências contra assaltantes, encontrar e auxiliar na captura de criminosos fugitivos e localizar explosivos e drogas.
• Além dos cães, os cavalos têm sido usados, com grande sucesso, em terapias direcionadas para pessoas com deficiências físicas ou mentais. 
• Pombos-correio podem transportar mensagens entre locais muito distantes. 
• Animais criados em laboratório, como camundongos e ratos, têm fundamental importância para o desenvolvimento de medicamentos e vacinas e em estudos que visam encontrar a cura para doenças humanas.

Você sabia?

Os cães têm um olfato tão sensível, que continuam sendo imprescindíveis na detecção de drogas escondidas dentro de caixas e malas.
Durante os treinamentos, os cães conseguem encontrar a droga, mesmo que ela tenha sido embrulhada em papel celofane e colocada em um pacote dentro de uma caixa bem fechada e esta, por sua vez, guardada em uma bolsa de lona.
Isso é pouco? Pois bem, imagine que essa bolsa pode ser colocada em uma pilha com outras 40 ou 50 bolsas iguais, mas sem a substância! Conta-se o caso de um cão mestiço de labrador que nessas circunstâncias foi capaz de localizar a droga em 160 ocasiões diferentes, encontrando mais de 4.000 quilos de entorpecentes.


Anterior Início Próxima