Busca  
  Sociedade   
Ciências Humanas e suas Tecnologias.  

Amigos para toda hora

Depois de domesticados, alguns animais acabaram criando laços afetivos com seus donos. São os chamados "bichinhos de estimação". Entre os mais populares, temos, sem dúvida, o cão e o gato. Prova disso foi encontrada em uma tumba, no Oriente Médio, onde há pouco mais de 11.500 anos, uma mulher idosa havia sido enterrada juntamente com o seu cachorrinho de estimação. Há 4.000 anos, no Egito antigo e na Ásia, já existiam diversos tipos de cães, como os das raças galgo, mastim e pointer. Também já eram comuns no Egito antigo e, quando morriam, eram mumificados e enterrados em locais especiais. Para o povo egípcio daquela época o gato era considerado um dos animais mais sagrados.

Amizade é responsabilidade

Os laços afetivos entre os homens e seus animais de estimação acarretam uma relação de responsabilidade. Lembre-se: você é o responsável pelos seus animais.  
• Quando sair na rua com o seu cão, traga-o sempre na coleira. Mesmo sendo manso, ele pode avançar ou simplesmente tentar pular em um desconhecido para cheirá-lo. Nem todas as pessoas gostam disso. 
• Se o seu animal defecar na rua, recolha as fezes em um saquinho e depois jogue-as no lixo. Isso é sua obrigação, além de ser uma questão de higiene.
• Cães e gatos podem ficar doentes e devem ter um acompanhamento veterinário periódico, que inclui a aplicação de vacinas.


Anterior Início Próxima