Busca  
  Sociedade   
Ciências Humanas e suas Tecnologias.  

A revolução nas telecomunicações

Rádio de galena – O grande feito de Marconi foi dar um uso prático para as ondas de rádio, descobertas anos antes pelo alemão Heinrich Hertz.
Rádio. 12 de dezembro de 1901 é considerado o dia da invenção do rádio. Nesta data, o químico italiano Guglielmo Marconi (1874-1937) difundiu ondas de rádio do extremo sudeste da Inglaterra, usando balões para elevar sua antena o mais alto possível. Sua recepção, no entanto, só era possível com fones de ouvido. Em 1906, o invento de Marconi seria aperfeiçoado pelo norte-americano Lee de Forest (1873-1961), que criou a válvula radioelétrica e colocou alto-falantes nos aparelhos receptores, conquistando definitivamente o público.

Televisão. A tecnologia que permitiu a invenção da TV foi desenvolvida aos poucos. Em 2 de outubro de 1925, o engenheiro escocês John Logie Baird (1888-1946) conseguiu transmitir, no sótão de sua casa, uma imagem identificável de um boneco de ventríloquo chamado Bill. Em 1927, ele fez uma transmissão de Londres para Glasgow e, no ano seguinte, de Londres para Nova York. Seu sistema, no entanto, não conseguia transmitir imagem e som ao mesmo tempo. Os telespectadores viam primeiro a imagem, que sumia logo em seguida para entrar a voz.


Anterior Início Próxima