Busca  
  Sociedade   
Ciências Humanas e suas Tecnologias.  

Velocidade nos transportes

Automóvel. Dois alemães são os pioneiros do automóvel: Karl Friedrich Benz (1844-1929) e Gottlieb Wilhelm Daimler (1834-1900). Em 1885, Benz construiu seu primeiro carro. No segundo teste, entusiasmado com a engenhoca, colidiu com um muro de tijolos. O teste do carro de Daimler aconteceu alguns meses depois – sem nenhum acidente.

Reprodução
Automóvel de Early Benz, 1886.


Fique ligado!

A popularização do automóvel, no entanto, só aconteceria em 1908, quando o norte-americano Henry Ford resolveu desenvolver um veículo que qualquer homem com um bom salário pudesse ter. Foi assim que surgiu o Ford T, barato porque era produzido em massa, na primeira linha de montagem automotiva. Em cinco anos, foram vendidas 250 mil unidades, mais do que todos os carros que circulavam antes de sua invenção.



















Avião. Para nós, brasileiros, essa questão já está resolvida: o Pai da Aviação é Alberto Santos Dumont que, no dia 23 de outubro de 1906, fez o primeiro voo com o 14-Bis no Campo de Bagatelle em Paris. Para muitos, no entanto, os pioneiros da aviação são os irmãos norte-americanos Wilbur e Orville Wright, que teriam voado pela primeira vez em um mais pesado do que o ar em Ohio (Estados Unidos) no dia 17 de dezembro de 1903.

Reprodução
Primeiro voo dos irmãos Wright em 1903 – A foto que os irmãos Wright apresentaram como prova do voo de 17 de dezembro e 1903.


Anterior Início