Busca  
  Sociedade   
Ciências Humanas e suas Tecnologias.  

Como os premiados são escolhidos

Cientistas, escritores e pacifistas do mundo todo podem ser indicados. E o prêmio pode ser dividido por até três pessoas.

Quem se candidata?

O testamento de Alfred Nobel não estipulava o número máximo de pessoas que poderiam dividir o prêmio a cada ano. Em 1968, no entanto, uma mudança nos estatutos da fundação restringiu o número máximo de vencedores a três. Em 1974, determinou-se que prêmios póstumos só seriam concedidos se a pessoa tivesse morrido após o anúncio dos vencedores.

Veja agora como são escolhidos os premiados:

• No final de cada ano, os comitês encarregados da premiação do Nobel enviam cartas-convites para instituições científicas de todas as partes do mundo, solicitando que candidatos sejam indicados para a premiação do ano seguinte. Não são aceitas "auto-indicações".
• As indicações devem chegar aos comitês até o dia 1º de fevereiro do ano da premiação.
• Todas as indicações são avaliadas pelos membros dos comitês e por especialistas convidados. Os premiados são escolhidos por votação.
• Os laureados são anunciados durante o mês de outubro.
• Os prêmios são entregues em Estocolmo (Suécia), no dia 10 de novembro, aniversário de morte de Alfred Nobel. O Prêmio Nobel da Paz é entregue no mesmo dia, na prefeitura de Oslo (Noruega).

As comissões julgadoras

Os premiados de cada área são escolhidos pelas seguintes instituições:

Real Academia Sueca de Ciências
– É responsável pela escolha dos premiados em Física, Química e Economia. Criada em 1739, a Real Academia é formada por 350 membros suecos e 164 estrangeiros. Todos os membros votam nas três categorias. Isso quer dizer que os economistas também participam da escolha do premiado em Física e Química e vice-versa.

Comitê Nobel do Instituto Karolinska – Formado por 50 professores do Instituto de Medicina Karolinska, esse comitê é responsável pela escolha do premiado em Medicina.

Academia Sueca – É o equivalente sueco da Academia Brasileira de Letras. Fundada em 1786, é composta por 18 membros, entre escritores, poetas, ensaístas e catedráticos, que a cada ano escolhem o Prêmio Nobel de Literatura.

Comitê Nobel da Noruega – A responsabilidade deste comitê é definir o Prêmio Nobel da Paz de cada ano. É formado por cinco pessoas nomeadas pelo Parlamento norueguês.
 


Anterior Início Próxima