Busca  
  Sociedade   
Ciências Humanas e suas Tecnologias.  

Mais de um século de histórias

Apesar de ser o prêmio mais importante das ciências, o Nobel já foi acusado de premiar pessoas que não mereciam e de esquecer outras importantes celebridades. Conheça algumas curiosidades.

• Adolf Hitler obrigou três cientistas a recusar o Prêmio Nobel: o austríaco Richard Kuhn, Nobel de Química em 1938, e os alemães Gerhard Domagk, Nobel de Medicina em 1939, e Adolf Butenandt, Nobel de Química em 1939. Hitler ficara furioso com a comissão do prêmio, que em 1935 dera o Nobel da Paz para o jornalista antinazista Carl Von Ossietz, que havia revelado os planos secretos de rearmamento da Alemanha.

• Em 1949, o médico português Antônio Egas Moniz ganhou o Nobel pela criação da lobotomia. Essa operação, que mutila o cérebro para curar problemas de comportamento, foi abandonada por ser considerada cruel, controversa e ineficaz.

• Premiado em 1993 por multiplicar amostras de DNA e criar o método PCR, o químico Kary Mullis Mullis caiu em desgraça por dar respaldo à hipótese de que o vírus HIV não seria o causador da Aids.

• O químico alemão Fritz Haber inventou a bomba de gás venenoso que matou milhares de pessoas na Primeira Guerra. Mesmo assim, levou o Nobel pela criação em 1918.

• William Shockley, criador do transistor, levou o Prêmio Nobel de Física em 1956. Ele sustentava que os negros tinham QI inferior ao dos brancos e propunha a esterilização de pessoas "pouco inteligentes".

• O filósofo francês Jean-Paul Sartre recusou o Prêmio Nobel de Literatura, em 1964. Ele justificou sua atitude afirmando que a resolução dos conflitos entre as culturas ocidental e oriental "deve ter lugar entre os homens e entre as culturas, sem a intervenção das instituições".

• Em 1973, o norte-americano Henry Kissinger e o vietnamita Le Duc Tho dividiriam o Prêmio Nobel da Paz. Tho, o principal negociador da paz norte-vietnamita, declarou que era impossível aceitar o prêmio por causa da situação "que é mantida no Sul do Vietnã pela administração de Saigon e pelos Estados Unidos".


Anterior Início