Busca  
  Legislação   
Conteúdos para professores  

PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS

Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) são referências para o trabalho dos professores das diversas disciplinas e áreas do Ensino Fundamental e Ensino Médio, tendo como objetivo garantir que todas as crianças e jovens brasileiros possam usufruir dos conhecimentos básicos necessários para o exercício da cidadania.

Os PCN têm como função subsidiar a elaboração ou a revisão curricular dos Estados e municípios, dialogando com as propostas e experiências já existentes, incentivando a discussão pedagógica interna das escolas e a elaboração de projetos educativos, assim como servir de material de reflexão para a prática de professores.

Mesmo apontando um conjunto de conteúdos e objetivos para as diversas disciplinas, os Parâmetros Curriculares Nacionais não são uma diretriz obrigatória. Suas propostas devem ser adaptadas à realidade de cada comunidade escolar, servindo como eixo norteador na revisão ou elaboração de propostas curriculares próprias.
 
Ensino Fundamental – 1ª a 4ª série

Os PCN de 1ª a 4ª série estão divididos em:

• Volume 1 — Introdução aos PCN
• Volume 2 — Língua Portuguesa
• Volume 3 — Matemática
• Volume 4 — Ciências Naturais
• Volume 5.1 — História e Geografia
• Volume 5.2 — História e Geografia
• Volume 6 — Arte
• Volume 7 — Educação Física
• Volume 8.1 — Temas Transversais — Apresentação
• Volume 8.2 — Temas Transversais — Ética
• Volume 9.1 — Meio Ambiente
• Volume 9.2 — Saúde
• Volume 10.1 — Pluralidade Cultural
• Volume 10.2 — Orientação Sexual

Educação Ambiental
Em 27 de abril de 1999, foi sancionada a Lei nº 9.795, que instituiu a Política Nacional de Educação Ambiental para garantir que a Educação Ambiental seja uma prática nacional em todas as escolas. Foi criado também o PCN em Ação – Educação Ambiental, guia de orientações metodológicas desenvolvido para formação de educadores, além de projetos e programas que visam construir um processo permanente de educação ambiental nas escolas e comunidades de todo Brasil.



Ensino Fundamental — 5ª a 8ª série

• Volume 1 — Introdução aos PCN
• Volume 2 — Língua Portuguesa
• Volume 3 — Matemática
• Volume 4 — Ciências Naturais
• Volume 5 — Geografia
• Volume 6 — História
• Volume 7 — Arte
• Volume 8 — Educação Física
• Volume 9 — Língua Estrangeira
• Volume 10.1 — Temas Transversais — Apresentação
• Volume 10.2 — Temas Transversais — Ética
• Volume 10.3 — Temas Transversais — Pluralidade Cultural
• Volume 10.4 — Temas Transversais — Meio Ambiente
• Volume 10.5 — Temas Transversais — Saúde
• Volume 10.6 — Temas Transversais — Orientação Sexual
• Volume 10.7 — Temas Transversais — Trabalho e Consumo
• Volume 10.8 — Temas Transversais — Bibliografia

Ensino Médio

• Os PCN para o Ensino Médio estão organizados em três grandes áreas:
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (reunindo questões referentes ao ensino de Língua Portuguesa, Literatura, Línguas Estrangeiras, Arte, Educação Física e Informática);
• Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias (Biologia, Física, Matemática e Química);
• Ciências Humanas e suas Tecnologias (Filosofia, Geografia, História e Sociologia).