Busca  
  Datas comemorativas   
Material Complementar.  

Consumo pode gerar violência

Às vezes, comprar ou roubar é fruto da pressão dos modismos. Há jovens que têm tanto e, mesmo assim, fazem crescer as estatísticas criminais. Eles buscam pertencer a um grupo ou obter status com a posse de determinado objeto, como roupas e tênis de marca.

Roubo

Você sabia que o consumo desenfreado pode levar uma pessoa a se tornar violenta? De acordo com um levantamento realizado pela Fundação Estadual do Bem-Estar do Menor (Febem), 62% dos meninos internos estão lá por terem roubado algum produto. Na maioria das vezes, eles roubam apenas para satisfazer a seus desejos de consumo, principalmente o de andar bem vestido. Geralmente eles não assaltam para comprar comida e boa parte dos jovens envolvidos em delitos desse tipo é de classe média.

Consumismo

Na opinião de especialistas, isso acontece porque esses meninos sentem necessidade de comprar o que está na moda. A socióloga Flávia Schilling afirma que essa situação de pressão para o consumo é explosiva. De um lado está a falta de emprego e de dinheiro; de outro, o desejo de consumir como forma de alcançar destaque social e status.


Anterior Início Próxima