Busca  
  Crianças de 4 a 7 anos   
Conteúdos para Pais  

Coordenação motora fina



O que é coordenação motora fina? Faz parte das atividades de artes?


Coordenação motora fina é a capacidade de realizar movimentos cada vez mais precisos e apurados; a criança se esforça diariamente treinando esses movimentos quando realiza, por exemplo, atividades artísticas, pois as mesmas lhe dão muito prazer.

Normalmente, a criança gosta de mostrar sua produção artística para os adultos, ou seja, o que desenhou, colou ou pintou. 

Os pais devem estar sempre prontos para acolher e valorizar a produção da criança, sabendo que além de mostrar seu trabalho com grande prazer, a criança também está desenvolvendo sua coordenação motora fina ao trabalhar de maneira precisa para realizar sua obra. 

Ao fazerem seus comentários, os pais podem falar sobre o que mais lhes chamou a atenção, como as cores, o traçado, o efeito da colagem, a qualidade do recorte, os sentimentos e as sensações que estes provocam, entre outros comentários que ressaltam pontos positivos do trabalho da criança, pois ela trabalhou com afinco, realizando movimentos precisos com seus pequenos músculos para poder resultar em uma produção 'bela'.

Isso eleva a autoestima da criança e aguça sua curiosidade para outras possibilidades oferecidas por essas atividades. 

Outras vezes, a criança pede que os pais lhe ensinem a fazer desenhos ou desenhem por ela. Desde que não seja frequente, essa situação é normal. É recomendável que os pais, em vez de fazerem o desenho, deem referências para que a criança realize os próprios trabalhos: "Eu ajudo você. Como você acha que é um gatinho?".

Esse tipo de atitude valoriza e incentiva a criança, ajudando-a a confiar na própria capacidade. Além de despertarem a criatividade e permitirem que a criança exteriorize suas emoções, as atividades artísticas auxiliam o desenvolvimento da coordenação motora fina.

Saiba mais em Habilidades motoras