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A estrutura linear

Caracteriza-se por definir uma sequência de raciocínio. Nela, os argumentos vão progressivamente se somando em direção à conclusão.

Na estrutura linear as ideias têm peso e função bem diferenciadas. Cada ideia se relaciona com a anterior e também com a posterior, numa relação encadeada ordenadamente.

Os conceitos, os dados, as informações ou as inferências conduzem o leitor para a questão principal, que está sempre na conclusão.

O pensamento do leitor é direcionado

No texto linear, o autor vai induzindo o leitor a determinadas conclusões. Por ter esse caráter indutivo, a estrutura linear é a mais utilizada em textos didáticos. Quando o redator do texto usa essa estrutura, ele espera que o leitor acompanhe seu raciocínio passo a passo, e que só no final entenda todo o seu significado ou onde se quer chegar.

Nesse tipo de texto, as ideias são identificadas com clareza. Podem ser introdutórias, de desenvolvimento ou conclusivas. A conclusão é formada por uma ou mais ideias resultantes de uma argumentação que foi sendo construída desde a introdução.

Como identificar o texto linear

Nesse tipo de texto, as ideias são identificadas com clareza. Podem ser introdutórias, de desenvolvimento ou conclusivas. A conclusão é formada por uma ou mais ideias resultantes de uma argumentação que veio sendo construída desde a introdução.

O objetivo é que o interesse do leitor cresça a cada passo. Por essa razão, o trabalho nunca será satisfatório se a sua conclusão for redundante ou repetitiva.




No gráfico, a sequência de ideias está colocada em uma linha reta. Daí o nome 'linear'.

Uma conclusão que repete ideias, por exemplo, desestimula o leitor e contraria o princípio da estrutura linear, pois não acrescenta nada de novo no final. Se imaginarmos a sequência de ideias na estrutura linear e a colocarmos em um esquema, poderíamos representá-la como no gráfico.

Como um problema matemático




Podemos comparar o texto linear com um problema de Matemática. O enunciado do problema seria a introdução; as operações e os cálculos, o desenvolvimento; e a resposta ou o resultado, a conclusão.

Para lembrar

Na resolução do texto, a ideia principal está sempre no final. Ao ler um texto linear, temos exatamente essa expectativa.


O leitor percebe que o principal está no final e vai lendo com um interesse crescente, ou, ao menos, lê as informações e as ideias novas que se sucedem até chegar ao ápice, que é a conclusão. Veja este exemplo:

"O desejo de acabar com a poluição esbarra em interesses muito poderosos, não só de quem a gera, como os de quem se utiliza direta ou indiretamente dela. Suponhamos que se decidisse acabar com a poluição causada pelos motores movidos a derivados do petróleo. Tal decisão implicaria o fechamento das indústrias automobilísticas, no fim da prospecção, extração, refino, distribuição e venda do petróleo – já que é impossível que esses motores não poluam –, sem contar o grande número de atividades ligadas a essas indústrias básicas; as indústrias de autopeças, por exemplo. Se pensamos nas outras aplicações de derivados de petróleo – lembremos o plástico – vemos que é praticamente impensável a decisão de inviabilizar seu uso, a não ser que pagássemos o preço de desestruturar as sociedades como as conhecemos, acabando com o lucro e também com os empregos que essas atividades geram. Procura-se produzir motores menos poluentes e de menor consumo, desestimula-se o uso do automóvel e de outros paliativos parecidos. O plástico, de difícil ou quase impossível reciclagem pela natureza, continua sendo produzido em larga escala e está presente em inumeráveis objetos de consumo. Nenhum governo vai cometer a loucura de proibir sua fabricação e seu consumo... Qual o lucro de se acabar com a poluição dos rios, por exemplo? Quem vai investir os bilhões necessários para limpar o rio? Os governos fazem o que podem, mas o cheiro nos mostra que podem pouco. É mais fácil acusar a população de jogar detritos no rio e tapar o nariz... Por isso acabar com ela é tão difícil. Somente em casos de danos muito escandalosos, para o homem ou para a natureza, tomam-se providências. Uma política de fato eficiente para terminar com a poluição vai demorar, com certeza."

A redação de aluno acima desenvolve o tema "Ninguém gosta da poluição. Por que não se acaba com ela?", utilizando a estrutura linear.


A estrutura mais usada

A estrutura linear é a mais usada porque é a que reflete o próprio processo de acúmulo do conhecimento, ou o modo como costumamos apreender as coisas.


A maior parte das disciplinas escolares, sobretudo na área de Ciências, distribui os conteúdos linearmente a cada aula com o propósito de facilitar a aprendizagem. Nesse caso, também se pretende que o aluno tenha a sensação de começo, meio e fim.

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