Busca  
  Cultura Brasileira   
Ciências Humanas e suas Tecnologias.  

Made by Waimiri-atroari

Produção artística dos índios do Amazonas pode ser apreciada com um simples toque no mouse.
Cesto artesanal indigena: A compra pode ser realizada pelo computador.


Técnicas ancestrais a um clique do mouse


Você procura uma flecha com ponta de madeira ou de osso e design étnico? Quer um abano para virar beiju ou para abanar o fogo, como fazem os índios? Tem interesse por um tipiti para escoar o líquido da mandioca?

Pois acesse o site dos waimiris-atroaris que você encontra tudo isso. A produção é cem por cento indígena. As vendas de produtos artesanais têm como objetivo ajudar a tribo Waimiri-atroari, cujas terras, localizadas na fronteira entre Roraima e Amazonas, eram pródigas em riquezas naturais, como a cassiterita.

Os waimiris começaram a ser dizimados nos anos de 1970, por causa da construção de uma estrada que lhes cortava as terras. Dez anos depois, foi a vez da construção da hidrelétrica de Balbina atingi-los em cheio. Por isso, diversificar as atividades foi preciso.

Produtos naturais


Cerâmica: obra está à venda pela internet.
A Amazônia e seus frutos também estão em toda a parte, na internet. Em seu endereço eletrônico, a grife Amazon comercializa a produção de sabonetes de babaçu da Associação das Mulheres Trabalhadoras Rurais de Lago do Junco (AM), além de bolsas, pochetes e necessaires em treetap - tecido banhado em látex extraído das seringueiras nativas da floresta amazônica e produzido em terras indígenas e reservas extrativistas. No site da grife também é oferecido um CD de cantos cerimoniais dos yawanawás, entoados em noites de lua cheia, no Acre, em agradecimento aos espíritos da floresta.

A grife Amazon comercializa produtos visando incentivar o desenvolvimento sustentável da Amazônia.

Cozinha amazonense


Da mesma forma, você pode encontrar delícias da cozinha amazonense no site: geleia de taperebá, cupuaçu ou graviola, biscoito de castanha-do-pará com limão, bombons de açaí, cookies de cupuaçu – tudo ao alcance do seu mouse!



Anterior Início Próxima