Busca  
  Organismos mais simples   
Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias.  

Como vivem as bactérias

As bactérias chamadas aeróbicas são aquelas que precisam de oxigênio para viver, ao contrário das anaeróbicas, que vivem na ausência do mesmo.Algumas bactérias são parasitas e outras vivem no interior do organismo de alguns animais, estabelecendo com estes uma relação de simbiose. Também existem bactérias que possuem clorofila, sendo capazes de realizar a fotossíntese.

Para lembrar:
As bactérias saprófitas ou decompositoras se alimentam dos restos de seres vivos, decompondo-os e transformando-os em moléculas simples. As plantas absorvem essas moléculas pelas raízes e as utilizam para sintetizar novamente a matéria viva. Estas bactérias são de grande importância para o funcionamento dos ecossistemas. promovendo assim a reciclagem da matéria orgânica.

Bactérias aliadas

Determinadas bactérias vivem no interior do intestino humano, participando da digestão e da síntese de vitaminas. Outras provocam fermentações de interesse para a indústria agropecuária, como as bactérias que convertem o leite em iogurte ou queijo ou as que transformam o vinho em vinagre. As bactérias também são utilizadas na medicina: com os recursos da engenharia genética, é possível fazer com que algumas delas sintetizem substâncias como a insulina e outros medicamentos úteis na prevenção ou no tratamento de diversas doenças.
 


Anterior Início Próxima