Busca  
  Química   
Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias.  

Compostos inorgânicos

Em compostos inorgânicos, o carbono aparece nas formas de carbonatos e óxidos, como o monóxido de carbono e o dióxido de carbono: CO e CO2. O primeiro é produzido em mistura com o segundo nas combustões incompletas, em condições em que há uma quantidade insuficiente de oxigênio. O segundo está presente nas combustões de matérias carbonadas e na respiração de animais e plantas. O CO é um gás altamente tóxico, pois ao se combinar com a hemoglobina do sangue faz com que ela perca a capacidade de transportar oxigênio. CO2 é o principal responsável pelo efeito estufa e é transformado em glicose pelas plantas.
 
 Função clorofílica: 6CO2 +6H2O Luz

clorofila
 C6+H12O6 + 6O2
 
Carbonetos ou carburetos

São combinações diretas e sem oxigênio entre o carbono e um metal ou o silício. Os mais conhecidos são os de cálcio, alumínio e silício. São obtidos por aquecimento de óxidos metálicos e carvão num forno. Por exemplo, o carborundo (SiC), quase tão duro quanto o diamante, é obtido pela seguinte reação:
  
SiO2 +

3C


C+H2O+ SiC,

misturando areia (contendo SO2), grafite e coque.


Uma utilização importante do carbono é nos fornos de produção de ferro, onde ele é transformado em CO e empregado como redutor.


Anterior Início