Busca  
  Geografia   
Ciências Humanas e suas Tecnologias  

 Meio ambiente Roteiro de pesquisa
      
 

Iniciativas ambientais
O País tem 851.196.500 hectares de superfície total e 220 áreas sob proteção legal, que perfazem 43.162.836,28 hectares ou o equivalente a 5,05% do território nacional.


12 modelos para uma finalidade
O que o Brasil anda fazendo para conservar a fauna, a flora, os recursos hídricos e as populações tradicionais?

Cria parques nacionais, delimita reservas extrativistas, tomba monumentos naturais.
São ações diferentes para um mesmo objetivo: aumentar no País o número de Unidades de Conservação – isto é, as áreas verdes onde atividades como caçar, pescar ou explorar comercialmente as riquezas naturais são proibidas ou, quando muito, monitoradas.

Criado em julho de 2000, o Sistema Nacional de Unidades de Conservação definiu 12 categorias de áreas ambientais protegidas por lei no Brasil.
Elas podem ser públicas ou privadas, ou seja, podem pertencer ao governo ou a indivíduos e famílias. E estão divididas em dois grandes grupos: as Unidades de Conservação sob proteção integral, onde não é permitida a intervenção humana; e as Unidades de Conservação de uso sustentável, nas quais é permitida a exploração racional e controlada.

Paralelamente a essas áreas de conservação da fauna e da flora, o Brasil criou os chamados territórios indígenas. Hoje, eles somam 586 áreas ou 105.091.977 hectares – o equivalente a 12,34% do território nacional – e têm como função resguardar os direitos de propriedade dos índios sobre suas terras.

 

Foz do Iguaçu, no Paraná:
Patrimônio da Humanidade.

Fique ligado!
Terra indígena não é sinônimo de terra protegida por lei no Brasil. Boa parte dos territórios onde hoje vivem os índios sofre invasões de mineradores, pescadores, caçadores, madeireiras e posseiros. Muitas dessas terras são cortadas por estradas ou são inundadas por usinas hidrelétricas.

Categorias de Unidades de Conservação
 
UCs sob proteção integral
UCs de uso sustentável
Área de Proteção Ambiental
Monumento Natural
Parque Nacional
Reserva de Vida Silvestre
Reserva Biológica
Reserva Ecológica

Área de Proteção Ambiental
Área de Relevante Interesse Ecológico
Reserva de Fauna

Reserva Extrativista
Res. Partic. do Patrimônio Natural
Res. de Desenvolvimento Sustentável

 
 

Clique nas fotos para ampliá-las
  

Anterior Início Próxima