Busca  
  Geografia   
Ciências Humanas e suas Tecnologias  

 

A situação brasileira
No Brasil, as atividades econômicas prejudiciais ao meio ambiente começaram com a Colônia e continuam até hoje.

Desde o pau-brasil
É só dar uma olhadinha nos livros de História para perceber que no Brasil o meio ambiente sempre foi visto como fonte de riquezas a ser explorada. Primeiro, com a extração do pau-brasil. Depois, com a devastação de imensas áreas de mata atlântica para a instalação de pastagens, fazendas de cana-de-açúcar e fazendas de café. Isso sem falar na poluição dos rios para garimpo do ouro. Desta maneira, ao longo da história, criamos uma tradição de práticas prejudiciais ao ambiente. A maioria dessas práticas se mantém até hoje, como a queimada e a extração indiscriminada de árvores nativas.


Desmatamento descontrolado
Essa mentalidade de devastação vem sendo combatida, especialmente na última década, tanto pela ação de ONGs ambientalistas, quanto por medidas governamentais, como a Lei de Crimes Ambientais. Apesar disso, os problemas continuam graves: agricultores e empresas continuam a devastar grandes áreas do cerrado, da mata atlântica, da caatinga e da floresta Amazônica. A destruição é tanta que o Brasil ocupa o segundo lugar entre os países com maiores níveis de desmatamento, perdendo apenas para a China.






A queimada é uma prática que começou em 1500.
 
A poluição do ar causa danos ao ambiente e à saúde das pessoas.
 

Queimadas e acidentes ecológicos
Mesmo sem estar entre os maiores poluidores do planeta, o Brasil ainda sofre com as queimadas, que contribuem para o aquecimento global e para as alterações climáticas, além de causar danos à saúde da população. Também chama a atenção o número crescente de acidentes ecológicos, como os grandes vazamentos de óleo combustível que poluem mares e rios.


Enquanto isso, nas cidades...
As cidades brasileiras também têm sua qualidade de vida reduzida por causa de questões ambientais. Um estudo de 1998 do Banco Mundial (Bird) sobre o Brasil mostra que os poluentes que mais acarretam problemas à saúde da população são o monóxido de carbono emitido pelos carros e pela indústria e as bactérias nos esgotos residenciais.


O Brasil é um dos campeões mundiais do desmatamento.
 
 

Anterior Início Próxima