Busca  
  Geografia   
Ciências Humanas e suas Tecnologias  

 Como o Sol provoca o equinócio
 
Todo dia, nós temos a impressão de que o Sol gira em torno da Terra, nascendo a leste, de manhã, e se pondo a oeste, de noite – é claro que essa trajetória é só uma impressão: nós sabemos que, na verdade, é a Terra que gira ao redor do Sol. O caminho aparente do Sol ao longo de todos os dias do ano pode ser representado por um aro, chamado de eclíptica. Veja na figura abaixo.  
 

Repare como a eclíptica do Sol somente em dois momentos cruza um aro também imaginário desenhado em volta da Terra, como uma projeção da linha do Equador – o Equador Celeste. Esses dois pontos de encontro são os equinócios. Quando o Sol está nessa posição, dia e noite têm a mesma duração na Terra.
Os outros dois pontos vistos na figura, abaixo e acima do Equador Celeste, são os solstícios: o que está representado à esquerda da figura é, para quem está no hemisfério Sul, o solstício de verão – os dias são mais longos que as noites. O outro solstício, à direita, é o solstício de inverno para quem está no mesmo hemisfério – as noites são mais longas do que os dias. No hemisfério Norte, ocorre exatamente o contrário nas mesmas datas, por volta de 22 de dezembro e de 21 de junho.

 

Anterior Início Próxima