Busca  
  Geografia   
Ciências Humanas e suas Tecnologias  

 

E o Cosmo se expande
sem parar

Para que a teoria do Big-Bang pudesse ser concebida, uma descoberta anterior foi fundamental: a de que o Universo está em constante expansão e as galáxias se afastam constantemente umas das outras.


A descoberta de Hubble
Em 1929, trabalhando no observatório de Mont Wilson, na Califórnia, com o melhor telescópio que existia na época, Edwin Hubble fez uma descoberta que revolucionaria o estudo do Universo. Analisando as radiações luminosas das galáxias mais distantes, Hubble percebeu que todas elas apresentavam um desvio para o vermelho (em inglês, redshift). O que isso tem de interessante? Simples. Isso significa que esses raios luminosos haviam sido "esticados" durante sua viagem até a Terra. Por isso chegavam aqui com um comprimento de onda maior do que tinham quando foram gerados. E isso só seria possível se o Universo estivesse se expandindo.



E agora, José?
A idéia de um Universo em constante expansão foi o primeiro passo para o desenvolvimento da teoria do Big-Bang. Mas e depois? Qual será o futuro do Cosmo? Os cientistas ainda não têm resposta para essa pergunta, mas já existem algumas teorias ainda não comprovadas:

1 - O Universo se expandiria até que a força da gravidade parasse esse movimento e iniciasse um movimento em sentido contrário. Aí toda a matéria voltaria a se comprimir em um ponto inicial, denso e quente. Conhecida como Big-Crunch, essa teoria afirma que o Universo terá uma "morte quente".

2 - O Universo se expandiria infinitamente. As galáxias continuariam a se afastar umas das outras, suas radiações ficariam mais e mais fracas, devido às grandes distâncias. Em determinado momento, as distâncias ficariam tão grandes que nem mesmo os mais potentes telescópios que pudessem existir na Terra seriam capazes de ver corpos celestes além da Via-Láctea. O Universo pareceria escuro e vazio. Esse fenômeno é conhecido como "morte fria". Nesse cenário, toda a radiação, matéria e vida estariam destinadas a se congelar.


  TOPO
.................................................................





















Edwin Hubble e o telescópio
que permitiu a descoberta da expansão do Universo.



Você sabia?
No espectro luminoso, os comprimentos de onda maiores correspondem à banda do vermelho, enquanto os comprimentos menores ficam na banda do azul.

 

Anterior Início