Busca  
  Geografia   
Ciências Humanas e suas Tecnologias  


Momento singular
 
Na década de 1930, os cientistas começaram a estudar seriamente o que aconteceria com as estrelas frias com muita massa, do ponto de vista da relatividade geral. Provaram, assim, a existência dos buracos negros.

 
O desenho mostra a grande depressão causada no espaço-tempo pela presença de um buraco negro. Tamanha distorção explica por que tantas coisas estranhas podem acontecer em um buraco negro. 

FIQUE LIGADO!
Além da imaginação
Uma singularidade é uma fronteira no espaço, onde qualquer lei da Física pode ser violada. Não dá para prever o que pode acontecer perto de uma singularidade. Ela pode, por exemplo, transformar-se em um portal para outros universos ou criar qualquer coisa a partir de nuvens de gases.

A relatividade geral
De acordo com a teoria de Einstein, a gravidade é uma manifestação da curvatura espaço-tempo. O espaço vazio seria como uma folha fina de borracha. Se colocássemos um objeto sobre ela – como uma bola de pingue-pongue –, criaríamos uma pequena depressão. Quanto mais pesado o objeto, maior a depressão criada. Essa depressão seria um tipo de poço gravitacional. O peso de um buraco negro formaria uma depressão tão profunda que distorceria totalmente as dimensões do espaço-tempo. Isso provocaria o aparecimento de propriedades muito estranhas. Teoricamente, um buraco negro pode violar qualquer lei da Física.

Singularidade
Um buraco negro é formado por uma singularidade: um ponto no qual a matéria possui densidade infinita, um lugar onde espaço e tempo estão infinitamente distorcidos. A singularidade é, em última instância, a vitória suprema da gravidade. Ao seu redor está uma superfície esférica que marca as fronteiras do buraco negro. Essa superfície é conhecida como horizonte de eventos. Qualquer coisa que passe por aí jamais poderá retornar. Daí o nome: o horizonte de eventos é o limite a partir do qual é impossível obter qualquer informação. Mas os cientistas já imaginam o que pode acontecer.

 

Anterior Início Próxima