Busca  
  Geografia   
Ciências Humanas e suas Tecnologias  

Como o Hubble funciona
O funcionamento dos telescópios é explicado por alguns princípios simples de óptica. Vamos relembrá-los?
Um arsenal tecnológico 
O Hubble é um telescópio refletor. Isso quer dizer que seu elemento óptico principal, a objetiva, é um espelho côncavo. Tem 2,40 metros de diâmetro e, se fosse um telescópio de solo, seria considerado de porte médio.
Veja como ele funciona:

Além da objetiva, o Hubble possui um impressionante arsenal de equipamentos de observação, instalados independentemente nas oculares. São três câmeras – uma de luz visível, uma de infravermelho e uma de ultravioleta –; um detector astrométrico, que mede a distância entre o astro analisado e o telescópio; e dois espectrógrafos, que determinam o espectro de radiação e, conseqüentemente, a composição química do elemento observado.

Os maiores
Os dois maiores telescópios do mundo estão no observatório de Mauna Kea, no Hawaii e têm 10 metros de diâmetro cada. Saiba mais acessando o link:
www.ifa.hawaii.edu/mko/

Veja as partes do Hubble:


Ao redor da Terra
 
Veja também
Clique aqui para ver onde o Hubble está agora.
O telescópio Hubble está em uma órbita baixa, a 593 km da superfície da Terra, e gasta apenas 97 minutos para dar uma volta completa em torno de nosso planeta. A energia necessária para o seu funcionamento é coletada por 2 painéis solares de 2,4 x 12,1 metros cada. A sua massa é de 11.110 kg.

 

Anterior Início Próxima