Busca  
  Geografia   
Ciências Humanas e suas Tecnologias  

Planetas e planetóides

Por suas semelhanças com Plutão, Sedna inicialmente foi classificado como o décimo planeta do Sistema Solar. Depois, os astrônomos preferiram a classificação de planetóide, que é um corpo celeste intermediário entre planeta e asteróide.

O critério para a definição se um corpo celeste é ou não um planeta tem como parâmetro o tamanho de Júpiter, o maior do Sistema Solar.

Planeta é um corpo celeste esférico, que orbita ao redor de uma estrela e não pode ser maior do que 13 vezes a massa de Júpiter.

A partir dessa definição, os planetas foram classificados em diferentes categorias, como planetas terráqueos, planetas jovianos, planetas gigantes, planetóides e asteróides.

Planetas terráqueos São aqueles que têm superfície rochosa semelhante à da Terra e tamanho aproximado, como Mercúrio, Vênus e Marte – na imagem superior, são os quatro planetas pequenos, à esquerda de Júpiter.

Planetas jovianos São planetas gigantes, em grande parte gasosos, como Júpiter, Saturno, Urano e Netuno, representados nessa ordem na imagem acima.

Planetóides ou asteróides – Corpos similares aos planetas, porém menores. Os planetóides seriam maiores que os asteróides.




Anterior Início Próxima