Busca  
  Geografia   
Ciências Humanas e suas Tecnologias  

A atitude brasileira

Compromisso. O Brasil é uma das primeiras nações a apoiar mecanismos de controle da emissão de gases, tendo assinado o Protocolo de Quioto durante a conferência da ONU realizada em 1997, no Japão. O protocolo compromete os países industrializados signatários a controlar até 2012 os índices de emissão, reduzindo-os em 5% em relação aos níveis de 1990. Já o Brasil e outros países em desenvolvimento que participam do protocolo não têm metas de corte a cumprir, mas precisam apresentar relatórios detalhando suas emissões.

Brasil. O grande potencial de geração de energia "limpa", ou seja, que, diferentemente de combustíveis fósseis, venha de fontes renováveis e com menor emissão de gases do efeito estufa, é um grande diferencial do Brasil em relação ao restante do mundo. Sua matriz energética, baseada em energia hidrelétrica e com grande participação do álcool, faz com que a principal fonte de emissão de gases não seja a indústria e os automóveis, como nos países ricos, mas sim o desmatamento e queimadas.

Em 2000 foi criado o Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas. Com a presidência simbólica do Presidente da República e a participação de representantes do governo e da sociedade civil, o fórum surgiu para discutir e conscientizar a sociedade sobre a questão.

 

   

Anterior Início