Busca  
  Geografia   
Ciências Humanas e suas Tecnologias  

Clique na imagem para ampliar
Terras temperadas
A Europa está localizada totalmente ao norte do Trópico de Câncer e é atravessada no extremo norte pelo Círculo Polar Ártico. Essa posição geográfica a coloca quase inteiramente na Zona Temperada do Norte. A Europa está mais próxima da África no estreito de Gibraltar, entre Espanha e Marrocos. Os seus limites com a Ásia foram definidos convencionalmente, pois ambos fazem parte de um mesmo bloco continental. A leste limita-se com a Ásia por meio dos montes Urais e, ao sul, separa-se desse continente pelo mar Negro e o estreito de Bósforo.

Paisagem alpina nevada
com florestas de coníferas,
nos Alpes dolomitas, Itália

A paisagem natural
A paisagem característica da Europa é a planície, que recebe nomes variados desde a bacia de Londres até a planície Russa.
Ao norte, encontramos as regiões geladas, com clima frio, a aurora boreal e o sol da meia-noite. Os climas temperados (continentais e oceânicos) dominam a maior parte do continente, com florestas de pinheiros e carvalhos. As regiões mais quentes estão no Mediterrâneo, com suas oliveiras, azevinheiras e sobreiros.
A Europa é o único continente que não tem desertos; apenas áreas semi-áridas na bacia do Mediterrâneo.

 

As planícies são a
principal paisagem do
relevo europeu
Relevo e hidrografia
Aproximadamente 65% do território europeu é formado pela planície Européia, que se estende desde o Atlântico até os Urais. Começa na bacia de Londres e recebe vários nomes, conforme se estende para leste: bacia de Paris, planície dos Países Baixos, planície Germânica e planície Russa. Essa planície está rodeada por maciços antigos, de baixas altitudes: montes Gramprans e montes Peninos (Grã-Bretanha), Maciço Central Francês, Maciço da Floresta Negra (Alemanha), Alpes Escandinavos. Ao sul do continente, estão as montanhas jovens: Pirineus, Alpes, Apeninos, Cárpatos, Bálcãs e Cáucaso. O monte Branco (Mont Blanc) é o ponto mais alto da Europa, com 4.810 m.

Rios internacionais
O maior rio da Europa é o Volga com 3.531 km. Entretanto, os mais importantes, devido às regiões que atravessam, são o Reno e o Danúbio. O Reno (1.326 km) nasce na Suíça, banha França, Alemanha e desemboca no mar do Norte, próximo ao porto de Roterdã, na Holanda. O Danúbio (2.860 km) nasce na Alemanha e desemboca no mar Negro, depois de atravessar dez países. O Danúbio banha capitais importantes como Viena (Áustria), Belgrado (Iugoslávia) e Budapeste (Hungria). Outros rios têm importância local, como o Pó (Itália), Tejo (Portugal e Espanha), Vístula e Oder (Polônia), Dnieper (Ucrânia), Sena (Paris), Tâmisa (Londres) e Ródano (França).

Clique na imagem para ampliar
Clique na imagem para ampliar
Clima e vegetação
Vários fatores influenciam o clima da Europa: latitude (médias e altas); altitude (montanhas); maritimidade (continente recortado); corrente marítimas (correntes quentes do golfo). Na Europa, predominam os climas temperados e frios. No extremo norte, o clima é subpolar, com temperaturas muito baixas e vegetação de tundra.

Climas frios
O clima frio ocorre na Islândia e na Escandinávia, com gelo pelo menos quatro meses por ano. A vegetação dominante nas áreas de clima frio é a taiga. Os climas de montanha são semelhantes ao clima frio. A vegetação muda da base para o alto da montanha: floresta temperada, taiga, campos de altitude e neves eternas.

Climas temperados
O clima temperado oceânico domina a porção ocidental do continente, com inverno menos rigoroso e chuvas bem distribuídas. A vegetação é a floresta de folhas caducas. A variedade continental do clima temperado ocorre na Europa Central e Oriental. Esse clima tem verões muito quentes e invernos muito frios, com grandes amplitudes térmicas. A vegetação apresenta a floresta boreal (taiga) e as estepes.



Clique na imagem para ampliar
Clique na imagem para ampliar
Semi-árido
Na Europa Mediterrânea, o clima é subtropicalmediterrâneo (com verões secos). A semi-aridez é causada pelas massas de ar quentes e secas vindas do Saara. A vegetação é formada por arbustos dotados de espinhos (maqui e garrigue).

Anterior Início Próxima