Busca  
  Geografia   
Ciências Humanas e suas Tecnologias  

O ser urbano
O que é viver em uma grande cidade, obedecendo regras e enfrentando problemas

Respeito. Ser urbano é saber viver em cidades. Para isso é importante respeitar regras coletivas, como atravessar a rua na faixa de pedestres, não ultrapassar semáforos fechados, seguir as leis de trânsito, não furar filas em bancos, não buzinar perto de hospitais, não jogar lixo nas ruas etc. Tudo isso deve ser respeitado para que haja uma boa organização da vida social. Se não nos educarmos para viver nas cidades, os problemas urbanos poderão aumentar e as cidades se tornarão inviáveis.

Problemas. Muitas cidades enfrentam problemas urbanos graves: engarrafamentos, poluição, violência, pobreza, excesso de lixo, escassez de áreas verdes de habitação e de abastecimento de água. Esses problemas surgem porque a população não vem sendo preparada para viver nos aglomerados urbanos. Os problemas mais graves, porém, acontecem por falta de políticas públicas, investimentos e planejamento.

Lazer. A vida nas cidades não é feita só de problemas. Viver em cidades também pode ser muito prazeroso. Passear em parques, shoppings, ir ao cinema, freqüentar bons restaurantes, visitar monumentos históricos ou, simplesmente, caminhar pelas ruas da cidade, reconhecendo sua história, seus recantos, seu povo.

Ilustrações: Orlando


Anterior Início Próxima