Busca  
  Geografia   
Ciências Humanas e suas Tecnologias  

Problemas ambientais
A cidadania envolve o papel de cada habitante urbano na vida comunitária

Ecossociedade. A cidade pode ser considerada um ecossistema que integra a sociedade e o ambiente. Para que sobreviva em boas condições é necessário que exista uma boa relação entre a comunidade urbana e o meio em que ela vive. Mas há poucas cidades no planeta que conseguiram harmonia perfeita nessa relação. Tanto as pequenas quanto as grandes cidades continuam enfrentando vários problemas ambientais. Veja a seguir quais são eles.

Ivson
Depósito de lixo em São Paulo contamina o solo, causando graves danos ao meio ambiente e à população

Solo contaminado. O principal poluente do solo é o lixo, sobretudo os resíduos sólidos, como metal e plástico, e os produtos tóxicos. A incineração do lixo ou sua deposição em aterros também geram poluição. O primeiro polui o ar e o segundo produz substâncias tóxicas que contaminam a água e o solo.

Água poluída. As grandes vítimas da poluição são os cursos d'água que cruzam os centros urbanos. A situação piora em locais onde o saneamento básico é precário e o tratamento dos lixos industriais não é adequado. Quando esse tipo de esgoto não recebe tratamento, ele segue para os rios, deteriorando a qualidade da água que abastece a população e destruindo a vida aquática. Isso aconteceu em rios como o Tietê (São Paulo), Capibaribe (Recife), Reno (Alemanha) e Tâmisa (Londres).

Ar sujo. Os principais vilões da poluição atmosférica são as indústrias e os veículos que liberam gases poluentes. Além de piorar a qualidade do ar, pode causar o efeito estufa – o aquecimento global do planeta – e a chuva ácida, processo no qual os gases tóxicos retornam à terra sob forma de chuva, causando danos à cidade. A chuva danifica a vegetação e corrói monumentos históricos.

Falta de água. O Brasil detém 12% da água doce da Terra. Mas toda essa água não está distribuída igualmente pelo território brasileiro. Por isso é necessário que as cidades planejem o uso da água para garantir o seu abastecimento. Quando isso não é bem planejado, pode haver racionamento de água em períodos de estiagem.

Boas iniciativas. Algumas cidades já solucionaram problemas ambientais causados pelo crescimento urbano. Tóquio já teve um dos ares mais poluídos do mundo. Com rígido controle da emissão de poluentes, o ar ficou bem mais limpo. Por isso, em 1998, a capital japonesa foi escolhida pela Organização das Nações Unidas (ONU) como modelo para a busca da chamada ecossociedade.

Fique ligado!
O governo britânico limpou o rio Tâmisa, em Londres, e também acabou com o fog.

 

Ivson..
O Tietê, um dos principais rios que corta a cidade de São Paulo, está cada vez mais poluído e sem solução a curto prazo.
Delfim Martins/Pulsar
O governo deve garantir o abastecimento de água para a população. Um bom exemplo é a Estação de Água do Guaraú, em São Paulo.

 

Clique no mapa e veja quais regiões do Brasil têm saneamento básico e energia elétrica.

 


Anterior Início