Busca  
  Geografia   
Ciências Humanas e suas Tecnologias  

Demografia


População brasileira estimada (2009): 193.733.795 pessoas
Quando os europeus chegaram no Brasil, estimativas da Fundação Nacional do Índio (Funai) apontam que havia entre 1 e 10 milhões de indígenas. Hoje esse número é de 460 mil indivíduos, distribuídos em 225 sociedades indígenas – 0,25% da população brasileira.

Os escravos que desembarcaram na Bahia, por sua vez, somavam mais de 2 milhões de indivíduos, apenas no período de 1781 a 1855.

Do período colonial para os dias atuais muita coisa mudou. A população brasileira cresceu vertiginosamente, o país se desenvolveu e o território foi efetivamente ocupado. Veja alguns dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE):

Densidade demográfica (2009): 23 habitantes/Km²

Domicílios com acesso a água potável (2006): 91%

Domicílios com acesso a rede sanitária (2006): 77%



Densidade demográfica por região
(habitante por quilômetro quadrado)

O Brasil possui 26 Estados e um Distrito Federal, que estão divididos em cinco regiões: Sul, Sudeste, Norte, Nordeste e Centro-Oeste. A densidade demográfica média da população brasileira é de 19,9 hab./km², mas a distribuição dos habitantes nas regiões do Brasil é irregular. Apesar da Região Norte ocupar a maior área do País, sua densidade demográfica é a menor de todas. A maior densidade fica na região Sudeste, a mais importante região econômica do País, onde concentram-se a maior parte das indústrias. Conheça as regiões do Brasil segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE):

Região Sul: composta pelos Estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Densidade demográfica: 43,5.

Região Sudeste: formada pelos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo.
Densidade demográfica: 78,2

Região Norte:
onde estão os Estados do Amazonas, Acre, Roraima, Tocantins, Pará, Rondônia e Amapá.
Densidade demográfica: 3,3

Região Nordeste: Ceará, Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia e Paraíba são os Estados que fazem parte dessa região.
Densidade demográfica: 30,6

Região Centro-Oeste: abriga os Estados de Goiás, onde se localiza o Distrito Federal, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Densidade demográfica: 7,2



Interatividade: Localize no mapa as regiões do Brasil




Anterior Início Próxima