Busca  
  Geografia   
Ciências Humanas e suas Tecnologias  

Quais são as religiões e as línguas mais importantes?
O estudo da extensão das religiões e das línguas é um dos campos da geografia social. A prática de uma religião por um povo determinado não é produto do acaso, mas sim das influências culturais ou invasões que possa ter sofrido ao longo de sua história. Por isso, o cristianismo estende-se por toda a Europa e pelos territórios colonizados pelos europeus, enquanto o islamismo domina os países de influência árabe.
A língua é outro dos signos culturais da identidade de um povo e também reflete a dominação de um determinado país sobre outro. Assim, por exemplo, o inglês alcançou uma grande difusão pela presença colonial inglesa na África e na Índia e pelo atual poderio econômico dos Estados Unidos. Apesar dessa pressão dos idiomas dominantes, nos cinco continentes ainda se falam milhares de línguas que refletem a enorme diversidade cultural da humanidade.


Clique no mapa para vê-lo ampliado
1. Geografia das religiões
As duas religiões que mais se estendem pelo mundo são o cristianismo e o islamismo, que superam 1 bilhão de praticantes cada uma. O cristianismo (católicos e protestantes) estende-se pelos cinco continentes, embora seja majoritário na Europa e na América. O islamismo é praticado nos países árabes, na Indonésia, na Ásia central e do sul.
O hinduísmo, a terceira religião em número de fiéis, é seguido especialmente na Índia. O budismo concentra seus fiéis no Nepal, no Tibete chinês e no sudeste asiático, enquanto o confucionismo é praticado principalmente na China. Na África negra vive a maior parte dos seguidores do animismo.


2. Geografia das línguas
O inglês converteu-se na língua de transmissão do mundo científico, do turismo, dos negócios e da diplomacia. É o idioma mais falado no mundo, antes do chinês, do espanhol, do hindu, do russo, do português, do francês e do alemão. Também é a língua oficial de países nos quais convivem diferentes comunidades lingüísticas, como é o caso da Índia, da Nigéria e do Quênia.

2a. Idiomas mundiais
O espanhol é falado na América Latina, à exceção do Brasil, e é a segunda língua nos Estados Unidos. O russo perdeu influência depois do desmembramento da União Soviética, porém é falado pelas minorias russas que vivem em vários países da zona de influência da Rússia. O chinês, com seus inúmeros dialetos, é falado na China e pelos habitantes do sudeste asiático de procedência chinesa.

Clique na imagem para ampliar

Próxima