Busca  
  Geografia   
Ciências Humanas e suas Tecnologias  

 

Na ponta do lápis

Que tal aproveitar a volta das férias e o restinho de verão para trabalhar com seus alunos os diferentes tipos de litoral brasileiro?


Se você mora à beira-mar, identifique a principal característica natural das praias da região. Se for possível, organize um rápido estudo da natureza. Leve os alunos para um passeio e peça para observarem as plantas, as rochas, o tipo de areia e até de conchas que se podem encontrar

Se quiser completar esta atividade, peça que recolham exemplares de conchas, pedrinhas e areia e monte com eles um quadro cênico, representando a natureza que encontraram. Ou então peça que desenhem a paisagem durante a visita e completem a pintura em sala de aula.

Se você não mora perto da praia, peça que seus alunos façam uma pesquisa em revistas e sites da internet, capturando diferentes imagens. Oriente-os para fazer a localização das praias: com nome, cidade, estado. Depois, tente montar um painel com essas imagens, relacionando os ambientes sobre o mapa do Brasil.

Se alguns de seus alunos passaram as férias à beira-mar, eles podem montar um mural com as fotos que trouxeram das férias e um texto descrevendo a
paisagem que encontraram.
 
 
 


 


Anterior Início Próxima