Busca  
  Geografia   
Ciências Humanas e suas Tecnologias  

Agências especializadas e de serviços  

O Fundo Monetário Internacional (FMI), a Organização Mundial da Saúde (OMS) e outras 14 organizações independentes conhecidas como agências especializadas estão vinculadas às Nações Unidas mediante acordos de cooperação. As agências especializadas são autônomas e têm responsabilidades em nível internacional nas esferas econômica, social, educacional, de saúde, entre outras. As principais agências especializadas da ONU são:

Organização Internacional do Trabalho (OIT)
Formula políticas e programas para melhorar as condições de trabalho e as oportunidades de emprego. Estabelece normas de trabalho que devem ser aplicadas no mundo todo.

Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO)

Colabora no aumento da produtividade agrícola, da segurança dos alimentos e das condições de vida das populações rurais.

Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco)
Promove a educação para todos, o desenvolvimento cultural, a proteção do patrimônio natural e cultural do mundo, a cooperação científica internacional, a liberdade de imprensa e das comunicações.

Organização Mundial da Saúde (OMS)
Coordena programas destinados a solucionar problemas sanitários e a obter os mais altos índices de saúde possível.

Grupo do Banco Mundial

Proporciona empréstimos e assistência técnica aos países em desenvolvimento para reduzir a pobreza e promover o crescimento econômico sustentável.

Fundo Monetário Internacional (FMI)
Regula o sistema financeiro internacional, gerenciando empréstimos para apoiar projetos de estabilidade financeira. Atua também como fórum permanente sobre questões financeiras.

Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA)
Mobiliza recursos financeiros para contribuir com o aumento da produção de alimentos e dos níveis de nutrição entre a população pobre dos países em desenvolvimento.

Organização Meteorológica Mundial (OMM)
Promove a investigação científica sobre a atmosfera e o clima, além de facilitar o intercâmbio mundial de dados meteorológicos.

Agências de serviços
As agências de serviços como o Alto Comissariado para Refugiados (ACNUR), o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e o Fundo de População das Nações Unidas (FNUAP) trabalham com o objetivo de melhorar as condições econômicas e sociais dos povos do mundo. Essas agências prestam contas à Assembléia Geral e ao Conselho Econômico e Social. Nos últimos dez anos, as guerras e conflitos civis têm contribuído para a separação de aproximadamente
1 milhão de crianças de seus pais, têm deixado sem moradia outros
12 milhões e gravemente traumatizados, 10 milhões de crianças.
O Unicef tem procurado satisfazer às necessidades dessas crianças por meio de suprimento de alimentos, água potável, medicamentos
e refúgio.

ONU 
Criança recebe vacina contra poliomielite.


Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef)

A agência foi criada para proteger os direitos das crianças, dos adolescentes e das mulheres.

Alto Comissariado para Refugiados (ACNUR)
Ajudar os refugiados é o trabalho dessa agência das Nações Unidas.


Fundo de População das Nações Unidas (FNUAP)

O fundo ajuda os países em desenvolvimento a resolver os problemas de sua população. O programa do Fundo de População das Nações Unidas atua nas seguintes áreas: saúde reprodutiva, planejamento familiar, população e desenvolvimento de estratégias.

  

Anterior Início Próxima