Busca  
  Geografia   
Ciências Humanas e suas Tecnologias  

A origem do conflito
O problema do destino do povo palestino começou exatamente no momento em que se definiu o destino do povo judeu no Oriente Médio: a criação do Estado de Israel, por uma resolução da Organização das Nações Unidas de dezembro de 1947.
No começo do século XX, nem judeus nem palestinos tinham um país, uma pátria. Os palestinos e as outras tribos árabes eram desunidos e estavam dispersos pelo Império Otomano, que ocupava todo o Oriente Médio; os judeus eram principalmente habitantes de diversos países da Europa.

 

Surgem os Estados árabes
O Império Otomano foi desmembrado e ocupado por ingleses e franceses após a derrota na Primeira Guerra Mundial. Algumas tribos árabes pressionaram as então potências mundiais, Grã-Bretanha e França, e ganharam autonomia em países constituídos. Assim surgiram a Síria, o Líbano, o Iraque etc e suas respectivas nacionalidades. O território restante do Oriente Médio ganhou o antigo nome de Palestina. Porém, não tinha a condição de um Estado independente e os palestinos continuaram sem uma nacionalidade.


Anterior Início