Busca  
  Geografia   
Ciências Humanas e suas Tecnologias  

Década de 90

1990 O Iraque invade o Kuwait, provocando manifestações contrárias no mundo todo. Soldados israelenses matam palestinos em Jerusalém, na mesquita de Al Aqsa.
1990 Em janeiro, começa a Guerra do Golfo. OLP e Jordânia apóiam o Iraque. Em outubro, tem início a Conferência de Paz para o Oriente Médio.
1993 Israel e OLP assinam acordo de reconhecimento oficial mútuo.
1994 Em maio, acordo entre israelenses e palestinos estabelece a autonomia palestina sobre a Faixa de Gaza e área de Jericó. Yasser Arafat, dirigente palestino, e o primeiro-ministro Yitzhak Rabin e o ministro do Exterior Shimon Peres, de Israel, recebem o Prêmio Nobel da Paz. Jordânia e Israel assinam um tratado de paz.
1995 Em setembro, Rabin e Arafat assinam acordo que estabelece a eleição de um conselho legislativo palestino e a retirada israelense das maiores cidades palestinas nos territórios ocupados. Em 4 de novembro, Rabin é assassinado por um extremista de direita judeu.
Soldados da Autoridade Palestina
1996 Eleições legislativas e controle palestino sobre principais cidades dos territórios ocupados, como Belém.
1999 Sob o patrocínio dos EUA, o primeiro-ministro de Israel, Ehud Barak, e o ministro das Relações Exteriores da Síria, Farouq al Shara, tentam retomar as negociações de paz entre os dois países, suspensas em 1996. A Síria, uma das principais potências militares do mundo árabe, insiste que Israel se retire das colinas do Golã, ocupadas na Guerra dos Seis Dias, mas consideradas pelos israelenses como estratégicas para a segurança e o abastecimento de água de seu país.
 

Anterior Início Próxima