Busca  
  Geografia   
Ciências Humanas e suas Tecnologias  

Década de 1960

1964 É fundada a Organização para a Libertação da Palestina (OLP). A ONU a reconhece como única representante legítima do povo palestino.
1967
Clique na imagem para ampliar
Guerra dos Seis Dias – Os quase dez anos entre a crise de Suez e a Guerra dos Seis Dias não foram de paz. A violência na região aumentava com a política de repressão de Israel e os ataques de organizações guerrilheiras palestinas – reunidas sob a Organização de Libertação da Palestina, criada em 1964. A União Soviética apoiava as forças armadas sírias e egípcias, contrabalançando o apoio dos Estados Unidos a Israel. A unidade árabe começava a se fortalecer. O Egito decidiu fechar a entrada do golfo de Ácaba aos navios israelenses e ordenou que as tropas da ONU estacionadas no Sinai abandonassem o território. Sentindo-se ameaçado,
Tanque destruído no Sinai
Israel se antecipa e faz um ataque relâmpago aos países fronteiriços. Em seis dias, a guerra estava ganha. Israel ampliou seu território cerca de 18 vezes, incorporando a península do Sinai, a Faixa de Gaza (pertencente ao Egito), a Cisjordânia (território palestino que estava sob controle da Jordânia), o setor oriental de Jerusalém (da Jordânia) e as colinas do Golã (pertencentes à Síria).
1967 Surgem, ao longo do ano, duas organizações palestinas: a Frente Popular de Libertação da Palestina e a Frente de Luta Popular da Palestina.


Anterior Início Próxima