Busca  
  Geografia   
Ciências Humanas e suas Tecnologias  

Florestas de diferentes ambientes
As formações florestais são classificadas em latifoliadas e aciculifoliadas.
As latifoliadas, adaptadas a ambientes quentes e úmidos, abrangem as florestas: Amazônica, Tropical de Interior, Tropical de Encosta (Mata Atlântica), além da Mata dos Cocais. Alguns autores consideram a Tropical de Interior e a Tropical de Encosta como sendo a Mata Atlântica. Essas formações latifoliadas abrigam cerca de 50% das espécies animais e vegetais do mundo, formando um rico banco de genes, cujo potencial em fornecer novas variedades, tanto agrícolas como medicinais, é bem grande.
A floresta aciculifoliada, também conhecida como Mata de Araucária, aparece na região de clima subtropical, estendendo-se desde o sul do Estado de São Paulo até o Rio Grande do Sul. Apesar da predominância dos pinheiros, é uma formação diversificada, pois possui vegetais latifoliados associados. O desmatamento dessa floresta também foi intenso, principalmente em função da exploração madeireira.

Formações arbustivas e herbáceas
As formações arbustivas e herbáceas caracterizam-se pelo predomínio das gramíneas e são encontradas em quase todas as regiões brasileiras, e abrangem as áreas de domínios do Cerrado, da Caatinga e os Campos.
 O Cerrado aparece principalmente na porção central do Brasil e é a vegetação típica de um clima que apresenta alternância de umidade durante o ano. Um dos grandes responsáveis pelo desmatamento dessa vegetação tem sido a produção do carvão vegetal destinado às siderúrgicas de Minas Gerais.
A Caatinga surge na região de clima semi-árido do Nordeste e é formada por vegetais xerófitos.
Quando há somente gramíneas, são chamadas de campos limpos, como acontece na Campanha Gaúcha.
Quando ao lado das gramíneas aparecem arbustos, recebem o nome de campos sujos.

Formações complexas
As formações complexas abrangem os domínios do Pantanal e a vegetação litorânea.
O Complexo do Pantanal abrange a planície do Pantanal e é uma formação que apresenta vegetais da floresta, dos campos e também de plantas com traços de xerofilia.
As formações litorâneas são representadas pelos mangues, jundus, vegetações de praias e dunas. Para alguns autores, elas são também consideradas vegetações associadas à Mata Atlântica.

Glossário
Xerófitos: são vegetais adaptados aos ambientes secos, com folhas de revestimento duro e áspero que limitam a transpiração e a perda de água.

Anterior Início