Busca  
  Geografia   
Ciências Humanas e suas Tecnologias  

 Monotremados, os mamíferos mais antigos

Um bichinho australiano que confunde muita gente é o ornitorrinco. Ele é um mamífero que pertence à ordem dos monotremados, animais cujas fêmeas não apresentam útero e põem ovos. O grupo australiano é completado pelas eqüidnas.
Os monotremados formam o limite de nossa classe. Parece grego, mas é simples. O ornitorrinco e as eqüidnas são os mais antigos mamíferos primitivos não-extintos. Apesar de terem pêlos e produzirem leite, eles ainda apresentam algumas características dos répteis que já desapareceram nos mamíferos mais evoluídos. Botar ovos é uma delas.
Os ornitorrincos vivem em tocas perto de rios. Eles
têm um bico parecido com o de pato e sua pelagem à prova d'água é semelhante à das lontras. Seu comprimento médio varia entre 40 e 50 centímetros e seu peso, entre 1 e 2 quilos. Os ornitorrincos são conhecidos por serem excelentes mergulhadores e nadadores. Em média, passam 12 horas por dia na água. Sua alimentação é à base de larvas de insetos, camarões e minhocas.
Já as eqüidnas, os monotremados mais comuns da Austrália, lembram um ouriço com um longo focinho. Elas são cobertas de espinhos no dorso e nas laterais, mas têm pêlos também. Seu peso médio é de 7 quilos. As eqüidnas não possuem dentes. Elas comem formigas e cupins, capturados com a língua, que tem entre 15 e 18 centímetros de comprimento. As eqüidnas são famosas por sua capacidade de escapar facilmente quando acuadas – elas cavam rapidamente um buraco na terra e desaparecem.

Foto: Monica Schöner
A eqüidna, o monotremado mais comum da Austrália, também pode ser encontrada na Nova Guiné, Oceania.
Foto: University of Tasmania
É um pato? É uma lontra? Não, é
um ornitorrinco!
 

Para saber mais
About Australia! (em inglês):
www.about-australia.com
Australian Tourist Comission (em inglês):
www.aussie.net.au
The Australian Koala Foundation (em inglês): www.savethekoala.com/index.html
Welcome to Australia (em inglês):
global.australia.com

Anterior Início Próxima