Busca  
  Geografia   
Ciências Humanas e suas Tecnologias  

Cidadela da fé

Os cristãos usaram as escavações subterrâneas já existentes para fugir de seus perseguidores e construíram habitações e igrejas debaixo da terra.

Refúgio. Na Capadócia como em todo o Império Romano, as comunidades cristãs eram perseguidas sem piedade. Para se esconderem dos inimigos, os cristãos aproveitaram as escavações subterrâneas na rocha vulcânica feitas pelos hititas e fizeram delas a sua moradia. Além de excelentes esconderijos, esses abrigos destacaram-se também como símbolo da resistência dos seguidores de Cristo: acolheram a expressão da fé cristã e viram surgir magníficas igrejas debaixo da terra. Hoje, a planície de Goreme é um museu a céu aberto pontilhado de igrejas escavadas na rocha.

Criação.
A Kubbeli Kilise é uma das obras-primas da arquitetura religiosa encontradas na região. Composta de dois pisos, tem uma cúpula curiosa que acompanha a forma abobadada própria da rocha. A 100 metros dela ergue-se mais uma igreja, a Sakli Kilise, com seus belos afrescos bizantinos representando os 12 apóstolos de Jesus Cristo.

Reprodução
Para se esconderem dos inimigos, os cristãos fizeram suas casas em rochas.

Anterior Início Próxima