Busca  
  Geografia   
Ciências Humanas e suas Tecnologias  

Quem foi Buda
Buda foi um ser humano que abdicou de tudo em busca da experiência própria da verdadeira felicidade, atingindo a Iluminação.

Choque. Sidharta Gautama era um príncipe que nasceu no século V antes da Era Cristã, numa cidade na atual fronteira entre o Nepal e a Índia. Criado com riqueza e luxo, sentia-se triste e infeliz dentro de seu elegante palácio. Durante um de seus passeios fora dos muros de sua bela morada, viu pela primeira vez um velho, um doente e um homem morto. Ficou extremamente chocado com o sofrimento e descobriu, então, que a velhice, a doença e a morte chegavam a todos os seres. Sidharta também avistou um religioso e, depois de muita inquietação com a realidade que descobrira, decidiu sair de seu mundo protegido.

Partida. Esse episódio da saída, conhecido no budismo como a Grande Partida, aconteceu quando Sidharta tinha 29 anos. Ele abandonou o palácio, a família, seu dote de príncipe, a esposa e o filho em busca da Verdade. Jogou fora as roupas suntuosas e cortou os cabelos. Viveu por sete anos uma árdua disciplina em uma floresta, ao lado de cinco mestres espirituais.

Iluminação. Como não encontrou nenhuma resposta, Sidharta resolveu seguir novamente só. Um dia, sentado em profunda meditação sob a árvore Bodhi, na cidade de Bodhigaya, obteve repentinamente o esclarecimento final e definitivo de toda a sua busca. O "despertar" absoluto. Ele passou a ser conhecido por Buda  o Iluminado. Deixou mais de 84 mil ensinamentos, que levam em conta as necessidades e as condições das pessoas de recebê-los. Entre eles, destaca-se o Caminho do Meio, cujo mérito é ensinar a vencer a ambição e o desejo, levando as pessoas a viver com mais sabedoria, aproximando-se da Iluminação.

 

 

 

 

 

 

Avalokitesvara, o Buda da Compaixão.

 

 

 

 

 



Anterior Início Próxima