UFJF - Univ. Federal de Juiz de Fora/2008
Língua Portuguesa

Leia, agora, com atenção, o Texto III, um fragmento do artigo intitulado A alma da fome é política, do sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, publicado no Jornal do Brasil, em setembro de 1993, para responder à questão.

TEXTO III

“A fome é exclusão. Da terra, da renda, do emprego, do salário, da educação, da economia, da vida e da cidadania. Quando uma pessoa chega a não ter o que comer é porque tudo o mais já lhe foi negado. É uma espécie de cerceamento moderno ou de exílio. A morte em vida. O exílio da Terra. Mas a alma da fome é política. A fome é a realidade, o efeito e o sintoma. O ponto de partida e de chegada. A síntese, a ponta do novelo a partir da qual tudo se explica e se resolve. Porque não é episódica, nem superficial, revela fundo o quanto uma pessoa está sendo excluída de tudo e com que frieza seu drama é ignorado pelos outros. (...) Mas a fome é também o atestado de miséria absoluta e o grito de alarme que sinaliza o desastre social de um país, que mostra a cara do Brasil. (...) É assustador perceber com que naturalidade fomos virando um país de miseráveis, com que tranquilidade fomos produzindo milhões de indigentes. Acabar com essa naturalidade, recuperar o sentido da indignação diante da degradação humana, reabsolutizar a pessoa como centro e eixo da vida e da ação política é essencial para transformar a luta contra a fome e a miséria num imenso processo de reconstrução do Brasil e de nossa própria dignidade. Por isso é que acabar com a fome não é só dar comida, e acabar com a miséria não é só gerar emprego, mas é reconstruir radicalmente toda a sociedade.” A respeito do texto de Betinho, é POSSÍVEL afirmar que ele:
a) apresenta um panorama quantitativo da situação da fome no Brasil e os impactos causados pela miséria.
b) vai além das avaliações técnicas sobre a miséria e sobre a exclusão para defender a necessidade da reconstrução social.
c) caracteriza a fome como um fenômeno natural em um país de desigualdade econômica.
d) constrói uma imagem poética dos excluídos, prejudicando, assim, o propósito comunicativo do texto.
e) discute as principais estratégias para, dentro dos limites da realidade, terminar com a fome no Brasil.