UFRRJ - Univ. Federal Rural do Rio de Janeiro/2005
Geografia > Geral > Questões Ambientais > Preservação/Biodiversidade

A humanidade progrediu tanto em termos tecnológicos que passou a ver a natureza como algo separado dela mesma. A crescente intervenção humana nos ciclos naturais está alterando o sistema terrestre. As atividades humanas retiram ou acrescentam depósitos de sedimentos no ambiente, interferindo nos fluxos de energia. Já nos séculos XVIII e XIX, os impactos ambientais provocados pela crescente industrialização eram muito grandes. Entretanto, ainda eram localizados e atingiam basicamente os trabalhadores e as camadas mais pobres da população. Com o passar do tempo, devido à crescente expansão do processo de industrialização e urbanização, os impactos foram aumentando, até que, no pós-Segunda Guerra Mundial (1939-1945), passaram a ter consequências globais. Muitos dos recursos utilizados na produção são extraídos diretamente da natureza. Adap. MOREIRA, J. C. e SENE, E. "Geografia para o ensino médio: geografia geral e do Brasil". São Paulo: Scipione, 2002. p. 458. Com relação à temática do texto acima, é correto afirmar que
a) a preocupação com a temática da degradação ambiental é exagerada, pois os recursos naturais jamais se esgotarão.
b) não existem problemas com relação aos recursos naturais, pois os estudos garantem que há disponibilidade e reservas suficientes para os próximos 500 anos.
c) a preocupação com a temática da degradação ambiental é exagerada, e somente os grupos ecológicos é que se interessam em discutir esse tema.
d) a preocupação com a temática da degradação ambiental nos dias atuais é oportuna, pois muitos recursos naturais necessários à vida humana poderão esgotar-se em pouco tempo.
e) a preocupação com a temática da degradação ambiental é oportuna, fruto apenas de discussões de inúmeros grupos ecológicos radicais.